domingo, 21 de junho de 2009

Honesto Nascimento

Esta história é uma invenção do autor qualquer semelhança com pessoas ou lugares reais será mera coincidência.
Nasceu Honesto Nascimento, de parto normal recebeu palmadas em silêncio e assim viveu.
Abandonado quando criança, foi criado com muito carinho, era conhecido na escola por ser calado e jamais arranjar briga, não reclamava de nada, sua mãe adotiva se preocupava, um menino não devia ser tão quieto Honesto não ligava, deixava que as pessoas tomassem sua frente, dava o lugar a qualquer um que pedisse, Honesto era assim calado.
Seus parentes e amigos não conseguiam entender como podia ser assim tão quieto, este menino veio com defeito, não deve ter língua, Honesto ouvia tudo e não respondia era completamente perfeito só não queria se desentender com ninguém e continuava com seu silêncio sepulcral.
Sua mãe preocupada com o filho foi atrás de uma resposta para tamanha mansidão e depois de muito procurar encontrou motivo para esse comportamento descabido. Revelou apenas a Honesto e pouco depois faleceu.
E assim honesto cresceu só escutavam sua voz quando este dizia “Obrigado” e “Não tem problema”, sua vida foi repleta de trabalho que não lhe cabia, as pessoas se aproveitavam e tudo que precisavam logo pediam a Honesto ao passo que este respondia “Não tem problema”.
Honesto casou-se e sua mulher era terrível, em todos os aspectos, traia e maltratava, mas Honesto não tinha vontade de reclamar nem tão pouco questionar e continuava sua vida tranquila, completamente calado.
E como viveu, morreu Honesto Nascimento em seu epitáfio apenas três pontinhos, demonstrando o comportamento reticente que Honesto sempre teve. Entre seus pertences foi encontrado uma folha amassada e suja que em poucas linhas mal escritas dizia o motivo do silêncio de Honesto: “Era Brasileiro”

Moral: Bobo deste jeito só sendo Brasileiro.

Um comentário:

  1. É, o texto engana bem :)

    Não conheci nenhum Honesto na minha vida, talvez venha a conhecer, talvez não, nunca se sabe.

    Gostei da crônica, gostosa de ler.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir